Creation Science News


Homo Floresiensis: O “Hobbit” era um homem com deficiência de iodo, e não uma espécie distinta
01/10/2010, 2:49 AM
Filed under: :::::: PUBLICAÇÕES: A - Z ::::::

Concepção artística mostra o Homo floresiensis "hobbit" caçando.

Um novo estudo deve reavivar o debate sobre as origens do chamado Homo floresiensis, pelos vestígios encontrados na Ilha das Flores na Indonésia, o chamado “Hobbit” foi qualificado por alguns cientistas como uma nova espécie de hominídeo.

O professor emérito da Universidade da Austrália Ocidental, Charles Oxnard e sua equipe, em um estudo publicado na revista PLoS ONE voltaram a confirmar, sobre restos de esqueleto pós-craniano, com base na sua descoberta inicial de que o crânio do Homo floresiensis tem características do Homo sapiens afetadas por cretinismo hipotireoidismo (tireóide).

Os restos, que datam de 15.000 anos, foram descobertos em 2003 na caverna de Liang Bua na Ilha das Flores na Indonésia, pelos arqueólogos que procuravam provas da primeira migração humana da Ásia para a Austrália.

Quando o professor Oxnard e seus companheiros pesquisadores australianos sugeriram em um estudo publicado em 2008 que – o crânio mostrou evidência de cretinismo endêmico anão, devido a um hipotireoidismo congênito e não uma nova espécie de seres humanos, a descoberta causou polêmica.

Esqueleto do Homo floresiensis

Para provar sua tese, em seu novo estudo, Oxnard revisou seus dados com o resto do esqueleto e comparou matematicamente com os ossos de pacientes com cretinismo em relação aos chimpanzés, os seres humanos não são afetados e Homo floresiensis. Foram utilizados dois métodos com diferentes bases estatísticas: análise de componentes principais (PCA) e escalonamento multidimensional nãométrico (MDS).

Sua pesquisa confirma a relação do Homo floresiensis com pacientes com cretinismo – hipotireoidismo, e uma clara separação de seres humanos e chimpanzés. Isto os leva a concluir que os restos mortais de Liang Bua restos foram de uma população de Homo sapiens amplamente afetadas por esta doença. Cretinismo é causado por diversos fatores ambientais, incluindo a falta de iodo.

COMENTÁRIO:

Por Daniel F. Zordan

Como podemos ver, Oxnard reafirma que o “Hobbit, não é uma nova espécie”.  Mas os evolucionistas sempre ficam na esperança de que um estudo novo possa dizer o contrário. Alguns cientistas defendem que esta é uma nova espécie e outros não. É evidente que a controvérsia sobre o “Hobbit” não vai parar por aqui (Os evolucionistas não desistem nunca).

Há poucos dias atrás foi publicado um outro estudo afirmando que o “Hobbit” não era uma nova espécie humana com base na análise do crânio LB1 é anormalmente conhecida assimétrica.

“Virtually everyone is asymmetrical to a minor degree,” … “Normal becomes abnormal when that asymmetry exceeds about 1 percent. LB1 surpasses this cutoff for developmental abnormality — all eight measurements on either side of the facial midline exceed 6 percent asymmetry, most by a large margin. The unusually large differences between the two sides of the skull provided evidence of disordered development, reinforcing their idea that the tiny brain of LB1 signaled not a new species, but a malformed human ancestor.” (“Praticamente todo mundo tem mais ou menos, algum grau de assimetria,”… “Mas o que é normal se torna anormal quando a assimetria de desenvolvimento é superior a 1 por cento. LB1 excede esse valor por uma alteração em: oito medições em cada lado da linha média facial a 6 por cento da assimetria, a maior por uma ampla margem. Esta grande diferença raramente entre os dois lados do crânio fornece evidências de um desenvolvimento desordenado, reforçando a idéia de que o pequeno cérebro de LB1 não aponta para uma nova espécie, mas um ancestral humano malformado.”)


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: