Creation Science News


Fim dos Neandertais na Ásia e na Europa pode estar ligado ao clima
13/10/2010, 10:15 PM
Filed under: :::::: PUBLICAÇÕES: A - Z ::::::

Houve outra grande erupção vulcânica na Itália há 40 mil anos, numa região também ocupada, na época, por Neandertais

O Homo sapiens pode não ter gerado a extinção dos Neandertais, como supuseram alguns cientistas. A verdadeira causa pode ter sido o clima.

Erupções vulcânicas há milhares de anos devastaram os Neandertais na Ásia Ocidental e na Europa, relatam antropólogos na publicação “Current Anthropology”.

Naomi Cleghorn, antropóloga da Universidade do Texas em Arlington, e colegas estudaram um assentamento de Neandertais na cordilheira do Cáucaso, no sudoeste da Rússia. Eles conseguiram identificar cinzas vulcânicas de duas erupções distintas, que ocorreram na região entre 45 mil e 40 mil anos atrás.

Recentemente, um estudo separado descobriu que houve outra grande erupção vulcânica na Itália há 40 mil anos, numa região também ocupada, na época, por Neandertais. Na ocasião, nossa própria espécie estava principalmente na África e no sul da Europa, áreas menos afetadas pelas erupções. Os Neandertais estavam concentrados na Ásia e na Europa.

“Os primeiros humanos modernos, mesmo que houvesse algum deles nas áreas afetadas, tinham populações também em outros locais”, disse ela.

Aproximadamente 2.000 anos após os eventos vulcânicos (embora as datas exatas não sejam conhecidas), parece que humanos migraram para partes da Europa anteriormente ocupadas por Neandertais, dizem os antropólogos.

“Gostaríamos que as pessoas examinassem mais cuidadosamente outros locais de Neandertais, para buscar com maiores detalhes indícios de eventos como este”, afirmou Cleghorn.

Com base no que os cientistas sabem atualmente, uma extinção relacionada ao clima é mais provável do que um fracasso numa batalha de inteligência, segundo ela.

“É realmente difícil argumentar que eles não eram tão bons em obter recursos como os primeiros humanos modernos”, disse ela.

Fonte: The New York Times


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: