Creation Science News


Cientistas registram raios de alta energia que desafiam teoria atual
21/10/2011, 6:01 PM
Filed under: :::::: PUBLICAÇÕES: A - Z ::::::

Pulsar emite raios gama com energia superior a 100 bilhões de elétrons-volt. Fenômeno ocorre na Nebulosa do Caranguejo.

Ilustração de como seria pulsar feita sobre uma foto da Nebulosa do Caranguejo, tirada pelo telescópio Hubble (Foto: Science Daily)

Uma descoberta publicada nesta semana pela revista Science desafia as atuais teorias da astrofísica. Com dados do telescópio Veritas, nos EUA, uma equipe internacional de pesquisadores detectou pulsos de raios gama com energia superior a 100 bilhões de elétrons-volt na Nebulosa do Caranguejo. Essa energia é um milhão de vezes maior do que um raio-X usado na medicina.

“É a primeira vez que raios gama de energia muito alta foram detectados num pulsar – uma estrela de nêutrons que gira rapidamente, que tem o tamanho de uma cidade e massa maior que a do Sol”, disse Frank Krennrich, da Universidade do Estado de Iowa, nos EUA, um dos autores do estudo.

Segundo ele, o conhecimento que a ciência tem hoje sobre os pulsares não explica uma emissão tão alta de energia. Nenhuma emulsão com mais de 25 bilhões de elétrons-volt tinha sido encontrada até hoje nessa nebulosa.

“Os resultados colocam novos obstáculos sobre o mecanismo de como a emulsão de raios gama é gerada”, completou Nepomuk Otte, outro autor da pesquisa.

Fonte: G1

Referência:

1. The VERITAS Collaboration et al “Detection of Pulsed Gamma Rays Above 100 GeV from the Crab Pulsar” (Science, October 7, 2011 DOI: 10.1126/science.1208192)


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: