Creation Science News


Paul Davies e a “misteriosa” origem das leis da física
24/01/2015, 4:20 PM
Filed under: :::::: PUBLICAÇÕES: A - Z ::::::

Paul Davies sobre ciência e fé:

Paul Davies e a “misteriosa” origem das leis da física
Quando eu [Paul Davies] era estudante, era assumido que as leis da física se encontravam para além dos limites. O trabalho dos cientistas, foi-nos dito, era o de descobrir as leis e aplicá-las – e não questionar a sua origem.

As leis eram tidas como um “fato consumado” – impressas na natureza como uma marca d’água colocada no momento do nascimento cósmico – e estabelecidas para sempre.

Logo, para se ser um cientista, tínhamos que ter a fé de que o universo se encontrava governado por leis matemáticas fiáveis, imutáveis, absolutas e universais, mas com uma origem não especificada. Temos que acreditar que estas leis nunca irão deixar de operar, que não acordaremos amanhã só para nos depararmos com o calor a fluir do frio para o quente, ou a velocidade da luz a mudar todas as horas.

Com o passar dos anos, e com relativa frequência, perguntei aos meus colegas físicos o porquê das leis da física serem como são. As suas respostas variavam do “isso não é uma pergunta científica” para “ninguém sabe”. A minha resposta favorita era:

Não existe motivo para as leis da física serem como são – elas simplesmente são.

A ideia de que leis existem sem motivo algum é profundamente antirracional. Afinal, a essência duma explicação científica para um dado fenômeno é que o mundo encontra-se logicamente organizado e que existem motivos para ele ser assim.

Se nós rastreamos todas estas razões até ao ponto de partida da realidade – as leis da física – apenas para descobrir que a razão nos abandona, isto é gozar com a ciência.

Será que o gigantesco edifício da ordem física que nós observamos no mundo ao nosso redor está enraizado num absurdo sem razão? Se sim, então a natureza é um pedaço de engano diabolicamente inteligente: a ausência de sentido e o absurdo de alguma forma mascarados de ordem e racionalidade engenhosa.

Paul Davies https://www.facebook.com/The.Illogical.Atheist/photos/a.355584184549936.1073741826.339002736208081/623234417784910/?type=1


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Para a fé dos crentes ateus fundamentalistas naturalistas materialistas; o NADA, ACASO, SORTE, pode criar não somente Leis inteligentes, ordenadas e estáveis mas todas as coisas visíveis e invisíveis do universo! haja fé! 😀

Comentário por Cícero




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: